quinta-feira, outubro 12, 2006

RSS no Blog


Gostavas de estar sempre actualizado das notícias do blog Eragon Online sem ter que estar sempre a visita-lo?


A solução para este porblema, já se encontra disponível há alguns meses no blog, mas só a partir de agora oficializada.

Neste post explicar-vos-emos tudo sobre RSS, que consiste na subscrição de actualização de páginas web.



RSS: O que é?


RSS é um sub-conjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication". É usado principalmente em sites de notícias e blogs. A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:
Rich Site Summary (RSS 0.91)
RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
Really Simple Syndication (RSS 2.0)

A tecnologia do RSS permite aos usuários da Internet se inscrever em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas actualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.


RSS: Como Funciona?

No arquivo RSS são incluídas informações como título, página (endereço exacto de onde há algo novo), descrição da alteração, data, autor, etc... de todas as últimas atualizações do site ao qual ele está agregado. De poucos em poucos minutos o arquivo RSS é atualizado mostrando as alterações recentes. O RSS é um formato padronizado mundialmente, que funciona sob a linguagem XML (Extensible Markup Language), e é usado para compartilhar conteúdo Web. Ele permite, por exemplo, que o administrador de um site de notícias crie um arquivo XML com as últimas manchetes publicadas, a fim de compartilhá-las mais rapidamente com seus leitores. Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato XML do RSS.


Como fazer a subscrição das actualizações de notícias no blog Eragon Online?

Há várias maneiras. Se utilizares Firefox:

Vá em Ferramentas > Configura contas > Nova Conta > RSS News & Blogs > Dê um nome. Ex: Informática > Concluir. Agora como incluir feeds. Vá até o site que disponibiliza o serviço, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone laranja escrito XML ou RSS e vá a propriedades, copie o endereço com http. Após isto, volte ao Thunderbird, selecione o grupo que você criou > clique configurar inscrições > Nova > cole o endereço no espaço em frente a Arquivo-fonte RSS e pronto. Aguarde e aproveite as muitas mensagens que você terá que ler para se actualizar.

Se não utilizares Firefox:

Neste caso, podes utilizar o Internet Explorer 7, Opera, Safari ou Mozilla clicando aqui: http://eragon-online.blogspot.com/feeds/posts/default e fazer Subscribe to this feed. Em seguida, sempre que abrires o navegador terás de ter à vista a lista de subscrições (p.exemplo: view/explorer bar/feeds).

Ou se não quiseres utilizar nenhum navegador:

Podes utilizar estes programas:




O Eragon Online tem mais subscrições deste género?

Sim, podes faze-lo no fórum, no final da página, para ficares actualizado de todos posts e também, na segunda versão, no podcast.


Tenho uma dúvida, como esclarece-la?

Pode contactar-nos por e-mail.


Como saber mais sobre RSS?



O Eragon Online deseja boa sorte com esta funcionalidade e espera que a comentem!

Sem comentários: